Na sequência de uma referência sua a um documentário – então em fase de produção – sobre a Interdom de Ivanovo (a escola-internato criada pelo Socorro Vermelho Internacional em 1933), venho dar-lhe conta da conclusão do trabalho. Uma primeira versão, integralmente em língua russa, será apresentada em Ivanovo nos próximos dias por ocasião do 75º aniversário da Interdom. Fizemos, ainda, uma versão em português (com diálogos legendados).

(Manuel Rocha)

A nota sobre o filme incluída em Junho de 2003 nos Estudos sobre o Comunismo : PORTUGUESES NA CASA INTERNACIONAL DA CRIANÇA DE IVANOVO

A RTP passou no seu noticiário de 28 de Junho de 2003 uma reportagem sobre a Interdom (Internacionalny Dom , Casa Internacional) escola fundada em 1933 em Ivanovo , a cerca de 400 quilómetros de Moscovo, para acolher os filhos dos militantes comunistas que, ou ficaram órfãos ou tiveram que abandonar os pais envolvidos na vida clandestina ou que estavam presos.
Nessa reportagem refere-se que 12 crianças portuguesas estiveram na escola, entre os quais os filhos de Jaime Serra, José e Maria (que foi professora da escola) , Joaquim Carvalho, e Luís Carlos Machado Lagarto (“Carlos Oliveira”) . No Museu da escola encontra-se uma carta de Álvaro Cunhal que visitou Ivanovo, de Fevereiro de 1974, agradecendo o papel da instituição no apoio aos comunistas portugueses na clandestinidade.

Um filme intitulado “Os filhos de Ivanovo” de autoria de José Serra , um antigo aluno que aí esteve dos sete aos treze anos , produzido pela produtora Duvideo , está a ser realizado por Ivan Dias. O filme já está vendido à televisão pública da Finlândia (Yle Teema) e poderá vir também a ser exibido em Portugal. Nesse filme colabora o violinista Manuel Rocha, da Brigada Vítor Jara, que também estudou música na antiga URSS.

5 pensamentos sobre “

  1. Jeremias Anselmo

    Em primeiro lugar, endereço os meus melhores cumprimentos.
    Seguidamente referir que sou moçambicano e pertenço ao grupo de gente que teve a oportunidade de estudar na escola internacional de Ivanovo, nos anos 90, no entanto, estando neste momento a residir em Moçambique, gostava de contribuir com algumas ideias e comentarios sobre a escola num forum proprio. Como tambem, se possivel gostava de obter algum endereço da escola ou de quem la estudou nesse periodo. Como forma de estabelecer contactos.

    • Olá Jeremias. Sou a Milanka da Guiné-Bissau, estudei em ivanova. Caso ainda estejes a receber comentários deste site, por favor entre em contacto comigo. mmilanka@hotmail.com, o pessoal todo do inter estão no facebook. Estamos curiosos em saber dos vossos paradeiros, do teu, do Filomen, do Ernesto, da Nilza, da Isaura, do Bento, da Flora, do Albino, etc… Um abraço da tua irmã

  2. Quero em primeiro lugar saudar o meu amigo e compatriota Jeremias Ansselmo, por ser tambem um grande amigo que em 1989 partimos juntos no grupo de quatro estudantes para continuar com os estudos na Russia expecificamente no Interdom na Cidade do Ivanovo, chamo-me Jose Luis Tomocene, actualmente me encontro em mozambique, minha patria , resido na cidade da Beira e trabalho na representassao do estado.
    Eu godtaria consertesa de participar num forum proprio, visto que os sinco anos que la vivi me fasem ter muita e boa intervensao sobre o interdo.

  3. Luisa dos Santos

    José Serra meu ex-colega de turma na escola, meu amigo, meu irmão, e ainda meu colega na Faculdade de Jornalismo em Moscovo: pelo destino de termos tido as mesmas educadoras e professoras – (es) em Ivanovo, no fundo eles eram os nossos pais de criação. Eles cumpriram com a sua missão, e nós hoje formados e repatriados nas nossas terras de origem, ou em qualquer parte do mundo, trabalhando com a Interdom no coração.
    parabens José pelo filme que produziu, embora não tive oportunidade de o ver. Eu gostava de sugerir no sentido de tudo fazeres para que o mesmo podesse constar da programação para as actividades em torno dos 80 anos da nossa ex-escola, poderia ser ser exibido nas comemorações dos 80- anos de Interdom.
    bjs, saude e paz na sua familia; e se Deus quizer tornaremos a nos reencontrar nos 80 anos de Interdom-Mãe.

  4. Olá, Jeremias e José!
    Sou a Constância Van-Dúnem, de Angola tbm estudei no Interdom lembro-me muito bem de voces na minha turma havia 6 maçambicanos nomeadamente: a Enilza Monteiro, Izaura Django, Adelia Sitoe,Luís Sitoe, Silva Machava, e o Bento nao lembro o apelido dle.Estou muito contente por ter encontrado msgs vossas, neste site entrei poracaso a muito tempo que todos nós alunos do Interdom da década 90 estamos a procura dos nossos queridos clgs moçambicanos.Estive em Moçambique em missão de serviço em Julho deste ano(2013) tinha muitas esperanças que poderia vos encontrar pelo menos alguem do vosso grupo até cheguei a fazer alguns contactos, mas infelizmente tudo não passou de um sonho. wilson@li, live.ru podem escrever para este e-mail aguardo a vossa resposta.

Deixe um comentário