fonte: Esfera dos Livros

Biografia de um Inspector da PIDE.. Fernando Gouveia e o Partido Comunista Português

De memória invulgar, minucioso, inteligente, extremamente vaidoso, visceralmente salazarista, com uma folha de serviço «brilhante», Fernando Gouveia foi um dos investigadores da PVDE/PIDE/DGS mais temidos pelo Partido Comunista Português (PCP).

Era um homem baixo, de rosto fechado, sempre de chapéu e fato engomado, marcado pelo nascimento ilegítimo e por uma infância dura, pai de sete filhos, fruto de vários casamentos.

Este inspector do Gabinete Técnico da Polícia Política conhecia como ninguém os métodos do PCP, a forma de actuação dos seus militantes, funcionários e dirigentes clandestinos, não só a nível político como a nível pessoal. Pela sua mão foram apreendidos documentos fundamentais que Fernando Gouveia estudava minuciosamente, de forma a desmantelar o puzzle comunista, assim como foram presos centenas de comunistas, vítimas de violência e de toda a espécie de torturas, chantagens e pressões psicológicas.

Irene Flunser Pimentel, Prémio Pessoa 2007, traz-nos o retrato não de um herói ou de uma vítima, mas de um agente de repressão do Estado Novo. Com uma investigação baseada no arquivo da PIDE/DGS e na leitura das memórias publicadas, pelo próprio, em 1979, esta historiadora transporta-nos para o interior da polícia política, explica-nos os seus métodos e as suas operações, e conta-nos a história da resistência do Partido Comunista desde os anos 30.

Colecção: História do Séc. XX

Advertisements

Um pensamento sobre “

  1. Gostaria de confirmar junto quem possua dados sobre o incidente ocorrido no dia seguinte à vitória do João Goulard para Presidente do Brasil.
    O acostamento do barco Santa Maria, no Recife, com o Comandante Henrique Galvão, gerou ameaças de morte a elementos da redacção da sala do ultramar da E.N.
    Envolveu-me a mim, ao Inspector Fernando Gouveia, ao Dr. Amândio César e ao Prof. Nuno Morais. Tive conhecimento dos factos no Restaurante Garrido, então na Calçada do Marquês de Abrantes, perto da E.N., bem como conheci o referido Inspector Fernando Gouveia.
    Agradeço correspondência para o m/ e-mail. Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s