fonte: Fundação Mário Soares

O Presidente da Fundação Mário Soares convida V.Exa. para assistir à cerimónia de assinatura do Protocolo de recepção da Colecção António Pedro Vicente, que terá lugar na próxima 5.ª feira, dia 30 de Outubro de 2008, às 15.00 horas. Auditório daFundação Mário Soares Rua de São Bento, 160

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA A COLECÇÃO ANTÓNIO PEDRO VICENTE
O Professor Doutor António Pedro Vicente reuniu, ao longo de cerca de quarenta anos, uma colecção iconográfica sobre a República, que criteriosa e sistematicamente organizou,classificou e preservou. Essa colecção, que se estende das últimas décadas do séc. XIX até ao período da Ditadura Militar, constitui um acervo único por virtude da variedade e raridade das peças, documentos e imagens que a integram.
A referida colecção foi objecto, em 5 de Outubro de 2002, de um contrato de doação entre o Professor Doutor António Pedro Vicente e sua mulher Dra. Ana Lowndes Marques Vicente, e a Câmara Municipal de Aveiro, com vista à constituição do núcleo central do Museu da República Arlindo Vicente; O certo, porém, é que, a 21 de Setembro de 2006, o contrato acima mencionado foi resolvido, já que o Município de Aveiro «não logrou concretizar a montagem e abertura do Museu» e «não dispõe de meios para criar as condições essenciais à abertura e manutenção do Museu», tendo em consequência a colecção sido devolvida aos doadores.
O Professor Doutor António Pedro Vicente e sua mulher, Dra. Ana Lowndes Marques Vicente, entendem, como legítimos proprietários e possuidores da referida colecção, dar-lhe um destino que, salvaguardando a sua unidade, possa assegurar a devida função pedagógica, que valorize os aspectos cultural e cívico desse período da nossa História recente.
O Professor Doutor António Pedro Vicente e sua mulher, Dra. Ana Lowndes Marques Vicente, reconhecem o interesse em que a colecção possa passar a fazer parte do património da Fundação Mário Soares, instituição que vem desenvolvendo um trabalho continuado no domínio da salvaguarda da memória histórica do País, essencial à preservação da sua identidade cultural.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s