fonte: INFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

Conferência no Museu Bernardino Machado, sexta-feira, 16 de Maio, às 21h30

Como funcionavam as associações de estudantes da universidades portuguesas durante a ditadura de Oliveira Salazar? A partir do célebre Decreto-Lei 40 900, que regulamentava precisamente a vida interna das associações de estudantes, e da contestação estudantil que esse decreto provocou, na década de 1950, naquele que foi um dos períodos mais activos do associativismo estudantil em Portugal, o assunto será objecto de debate no próximo dia 16 de Maio, às 21h30, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão. Trata-se de mais uma conferência do ciclo sobre as “Lutas Académicas e Estudantis: do Liberalismo ao Estado Novo”, que terá como orador convidado Paulo de Oliveira Fontes, professor da Universidade Católica de Lisboa.

Paulo de Oliveira Fontes é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduado pelo Institut d’Études Politiques de Paris e doutorado em Ciências Históricas pela Universidade Católica Portuguesa. Actualmente é professor na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e investigador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), cuja direcção integra com as funções de secretário executivo. Membro da direcção da revista Lusitania Sacra. Faz parte de diversas associações, nomeadamente a Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões (APERLG).

Além das suas múltiplas actividades, o conferencista tem investigado e publicado diversos artigos sobre a história da sociedade e do catolicismo contemporâneo, com particular atenção à problemática dos movimentos de juventude. Em 2007, defendeu a tese de doutoramento subordinada ao tema “Elites católicas na sociedade e na Igreja em Portugal: o papel da Acção Católica Portuguesa (1940-1961)”. Tem ainda trabalhos publicados sobre arquivística, história da Acção Católica Portuguesa e história religiosa em geral, com destaque para a colaboração no Dicionário de História Religiosa de Portugal, e no 3º volume da História Religiosa de Portugal, ambas as obras editadas pelo Círculo de Leitores, entre 1999 e 2002.

Entre outros trabalhos sobre os movimentos estudantis, Paulo de Oliveira Fontes publicou “Universidade e Estado Novo nos anos 50: a crise académica de 1956-1957 e o movimento estudantil”; “Maio de 1968: trinta anos depois. Os movimentos estudantis em Portugal” e “As organizações de juventude e o movimento católico no século XX em Portugal”.

Refira-se que o ciclo de conferências dedicado às lutas académicas é organizado pela Câmara Municipal de Famalicão, através do Museu Bernardino Machado, e irá debater, passando em revista, e de forma cronológica, alguns dos mais importantes episódios dos movimentos estudantis, que eclodiram em várias cidades portuguesas, nos séculos XIX e XX, contando para isso com a presença dos mais prestigiados conferencistas nacionais.

FICHA TÉCNICA:

Ciclo de conferências “Lutas Académicas e Estudantis: do Liberalismo ao Estado Novo”

Tema ” O movimento estudantil na década de 1950 em Portugal: as organizações de juventude e a luta académica contra o Decreto-Lei 40 900″.

Conferencista Professor Doutor Paulo de Oliveira Fontes, da Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa

Data 16 de Maio | 21h30

Local Museu Bernardino Machado | Vila Nova de Famalicão

Entrada livre com entrega de diploma

Vila Nova de Famalicão, 5 de Maio de 2008

—————————————————————————————

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO
Gabinete de Apoio à Presidência

LUÍS PAULO RODRIGUES
Adjunto da Presidência
Telemóvel: 91 7568048
E-mail: luispaulorodrigues@cm-vnfamalicao.pt

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO
Telefone: 252 320 900
Número Verde: 800 29 28 27
Fax: 252 312 849
E-mail:
noticias@cm-vnfamalicao.pt
Sítio na Internet:
http://www.vilanovadefamalicao.org

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s