ESTUDOS SOBRE A EXTREMA-ESQUERDA

Estou a acabar um pequeno livro, mais semana, menos semana, que é um subproduto dos meus trabalhos mais extensos sobre a história da extrema-esquerda em Portugal da década de 60 a 1974. Fará parte de uma série com o título provisório de Estudos sobre a Extrema-Esquerda e compreenderá mais um (sobre a imprensa clandestina e do exílio) ou dois até ao fim do ano. Ainda não sei onde será editado, mas isso não é problema.

O que está a acabar é um estudo sobre a génese dos grupos pró-chineses e albaneses no mundo ocidental, que eu saiba, pela bibliografia académica internacional existente, o primeiro a ser feito no seu conjunto para estes anos 1960-5, beneficiando de novos testemunhos e arquivos, como o albanês. Ou seja, mesmo para o momento muito inicial da coisa, antes de haver “maoísmo” e Revolução Cultural. Incluo depois com mais detalhe a parte portuguesa, ou seja, o modo como o conflito-sino-soviético se passa no interior do PCP e a criação da Frente de Acção Popular – Comité Marxista-Leninista Português, mas apenas tratada no seu contexto internacional, ou seja nas relações com a China e a Albânia e os outros grupos marxistas-leninistas da época. O título provisório será A FAP / CMLP no Contexto Internacional dos Primeiros Grupos Marxistas-Leninistas (1960-1965).

(Ao lado, uma edição clandestina do A Propósito da Prática de Mao Zedong feita pelo PCP antes da ruptura das relações com o PC da China na sequência do conflito sino-soviético.)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s