ZAPATISMO, PODER E ESTADO (ISCTE, 9 DE ABRIL DE 2008)

fonte: organizadores

Seminário com JOHN HOLLOWAY

*

ISCTE | Auditório B203 | 9 DE ABRIL 2008 | 18:00

 

*

 

O levantamento zapatista mudou a ideia de transformação social radical, constituindo-se como um desafio prático e teórico que exige reflexão e debate. O que pode significar querer mudar o mundo sem tomar o poder? O que é uma política de dignidade? O que significa afirmar “caminhamos perguntando”? Que sentido pode adquirir o zapatismo na cidade? É sobre estas questões que se debruçará o seminário.

*

John Holloway nasceu em Dublin. Professor da Universidade de Edimburgo desde 1972, é desde os anos 70 um dos mais destacados dinamizadores da corrente conhecida como Open Marxism. Actualmente é professor na Benemérita Universidad Autónoma de la ciudad de Puebla, no México. Publicou livros e ensaios em vários países, de Post Fordism and Social Form – a Marxist debate on the Post-Fordism State até Zapatista! Reinventing revolution in México. Em 2002 publicou Changing the World without Taking Power – The Meaning of Revolution Today, livro também publicado no Brasil com o título Mudar o Mundo sem Tomar o Poder – O Significado da Revolução Hoje. Este livro, ao colocar em cima da mesa questões tais como a crise do sujeito revolucionário “clássico”, a crítica da noção de revolução enquanto estrutura de poder e dominação, a centralidade do trabalho abstracto na ideia estatocêntrica de revolução ou, ainda, a ideia de autonomia como forma política anti-totalizadora do sujeito transformador, colocou o pensamento de John Holloway no centro de um intenso e polémico debate político e teórico, travado desde a França até à Argentina.

Organização

Centro de Estudos de Antropologia Social / ISCTE

Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa / ISCTE

Le monde diplomatique – edição portuguesa

Apoio

Fundação para a Ciência e Tecnologia

INSCRIÇÕES ATÉ DIA 7 DE ABRIL

Por e-mail para: ceas@iscte.pt

[Entrada gratuita. Lugares limitados]

[Confere certificado]

 

[John Holloway intervirá em espanhol]

 

[Será previamente fornecido aos inscritos um texto de John Holloway]

Anúncios

2 pensamentos sobre “ZAPATISMO, PODER E ESTADO (ISCTE, 9 DE ABRIL DE 2008)

  1. (…) mudar o mundo sem tomar o poder?

    É conseguir mudar o modo de relacionamento entre cidadãos e entre e os estados impregnando-nos com uma cultura que engendre uma prática de gestão do social em todas as suas componentes, níveis e sentidos de tal forma e com tal profundidade que o poder só seja legitimo e respeitado se fundado na egação permanente negação de toda e qualquer dominação do “outr@” por quem o exerça em qualquer área das relações humanas.

  2. Luiz Araújo - Angola (2ª versão)

    (…) mudar o mundo sem tomar o poder?

    É conseguir-se gerar um modo de relacionamento entre cidadãos e entre estes e os estados, pela nossa “impregnação” com uma cultura política que engendre uma prática de gestão do social em todas as suas componentes, níveis e sentidos – com uma forma e profundidade determinantes – em que o poder só seja legitimo, passível de ser exercido e respeitado, se fundado na negação permanente de toda e qualquer dominação d@ “outr@”, tanto por quem o exerça, como por aqueles a quem se destinam os seus actos, em qualquer área das relações humanas.

    Portanto, mudar o mundo sem tomar o poder será, então, o exercício permanente da liberdade duma forma que automaticamente e permanentemente volatilize quaisquer dominações, sendo esta natureza da mudança a essência das relações humanas vividas por tod@s ao invés da liberdade ser a clássica miragem duma fantasiada terra prometida, animando-nos a travessia do deserto de felicidade que, hoje, consubstancia a tirania, toda e qualquer que seja, incluindo a da representação democrática d@ outr@.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s