QUARENTA ANOS AO LADO DE LUIZ CARLOS PRESTES (CES, COIMBRA, 16 DE JULHO)

anúncio do CES

Seminário do Núcleo de Estudos de Democracia, Cidadania Multicultural e Participação
Meu Companheiro: Quarenta anos ao lado de Luiz Carlos Prestes
Maria Prestes
16 de julho de 2007, 15:00h, Sala de Seminários do CES (piso 2)

Este seminário é um convite para um diálogo com Maria Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes, dirigente do Partido Comunista brasileiro e líder da Coluna Prestes.
Maria Prestes fará a apresentação do seu livro, “Meu Companheiro: Quarenta anos ao lado de Luiz Carlos Prestes” (Editora Rocco: Rio de Janeiro, 1992).

https://i1.wp.com/www.culturabrasil.org/imagens/prestes2.jpg O livro conta o que nunca foi revelado antes, nem mesmo aos parentes mais próximos. Conhecida como a “segunda mulher de Luiz Carlos Prestes”, com quem teve sete filhos, Maria Prestes sabe ter vivido um destino incomum ao lado de um homem não menos raro, um Guerreiro obstinado e sempre coerente em suas idéias. Em 1952, quando Maria conheceu Luiz Carlos Prestes, ele já era o lendário Cavaleiro da Esperança, o herói mítico da Coluna Invicta. Para a moça de vinte anos, militante comunista desde muito jovem, ter sido indicada para cuidar do bem-estar e segurança de Prestes, então dirigente do Partido Comunista, no aparelho do bairro de Jabaquara, em São Paulo, foi algo tão inesperado quanto assustador – Maria tinha dúvidas de estar à altura da missão.
Ao longo das páginas comoventes de seu livro, Maria Prestes revela os detalhes muito bem guardados de um período tenebroso da história do Brasil — com documentos, inclusive. E mostra-se igualmente uma mulher exemplar, à altura da missão que o destino lhe ofereceu e da vida de uma família marcada pela luta ideológica, pela clandestinidade, pelo exílio e pela força de sobreviver a tudo isso.

 

Nota biográfica:

 

Cientista Social. Mestre em Ciência Política pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil). Doutoranda (Ciência Política – UFMG) tem se dedicado ao estudo do Fórum Social Mundial e seus impactos nas dinâmicas da democracia e da participação política.
Atualmente realiza um estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s