anúncio da editora
 

 

BENTO DE JESUS CARAÇA
Semeador de cultura e cidadania
Alberto Pedroso

– inéditos e dispersos –

A figura de Bento de Jesus Caraça – o seu magistério universitário e a sua actividade científica, o seu labor cultural e a sua constante intervenção cívica e política – marcou profundamente a vida portuguesa contemporânea, desde os últimos anos da década de 20 do século passado até aos nossos dias.
Professor catedrático da Universidade Técnica de Lisboa, cientista e pedagogo de renome internacional; fomentador e dirigente de instituições e periódicos científicos e culturais; conferencista e autor de ensaios inesquecíveis; militante comunista e impulsionador de movimentos unitários de resistência ao fascismo, clandestinos e legais – por tudo isto repartiu, sabiamente e com quotidiano empenho, a sua vida, e tão breve ela foi.
Detentor de excepcionais qualidades intelectuais, possuidor de uma vasta e sólida cultura científica, histórica, filosófica e artística e, além disso, abnegado obreiro apetrechado com as ferramentas do materialismo dialéctico e do materialismo histórico, Bento de Jesus Caraça repudiou com firmeza o isolamento na torre de marfim do sábio e do pensador. Por tudo isto o vemos, desde muito cedo, na primeira linha daqueles que, correndo os mais graves riscos pela acção clandestina ou pela luta a peito descoberto, fizeram frente à repressão e ao obscurantismo do Estado Novo.

 

Alberto Pedroso nasceu em Lisboa, em 1930. É técnico de contas e publicista. Resistente antifascista, há mais de meio século que se envolveu na militância política e em actividades culturais.
Há muito tempo que se dedica à investigação histórica, sobretudo do Movimento Operário e Sindical Português e da obra de Bento de Jesus Caraça.
É autor de diversos livros, alguns em colaboração: “O Centenário de um Homem – Romain Rolland”; “Emílio Costa e o Sindicalismo. Da formação libertária à casa sindical”; “Alexandre Vieira. 30 anos do sindicalismo português”; “Jaime Cortesão. 13 cartas do cativeiro e do exílio”; “Pequenas Biografias de Gente Grande e, ainda, Bento de Jesus Caraça” (in História de Portugal, dirigida pelo Prof. João Medina).
Durante vários anos foi redactor da antiga revista Seara Nova e administrador da Empresa. Actualmente é colaborador da nova fase desta publicação e, igualmente, das revistas Vértice e História. Tem colaboração dispersa por vários jornais, nomeadamente o República, o Diário de Lisboa e O Diário, já desaparecidos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s