UM PASSO EM FRENTE, VÁRIOS PASSOS AO LADO

e nenhum atrás, é, como título a anunciar uma publicação da editorial do PCP, um elogio. De facto esta edição do primeiro volume das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, de responsabilidade de Francisco Melo, é uma saudável novidade para os tradicionais costumes das publicações do PCP sobre a sua história. Estas ou eram memorialística heróica, ou edições cuidadosamente expurgadas para não contrariarem a história “oficial” do partido. Este volume das obras de Cunhal é diferente e essa diferença é um passo considerável na credibilização histórica das edições PCP.

O passo em frente é dado pela publicação de muitos textos de Cunhal, que o PCP até agora fazia que ignorava, ou só publicava em extractos inócuos. Nestes textos perpassa a história real e não apenas a história fictícia e a assunção pelo PCP desta realidade tardou mas é benvinda. É verdade que quase todos os textos não podiam ser ignorados porque estavam referenciados nos volumes da biografia de Cunhal que publiquei e que se percebe ter sido usada sem ser citada, mas pode-se sempre esperar que o seja no volume final.

Vamos agora aos passos ao lado. Os inéditos dos arquivos do partido, que até agora eram desconhecidos, completam o que já se sabia, e representam um adquirido importante para o conhecimento de Cunhal dirigente partidário. No entanto, tudo indica que haverá mais textos que não foram escolhidos, sem serem referidos nem identificados. As notas são rudimentares na maioria dos casos e tornam dependente, para a sua compreensão mínima, a consulta de outras fontes. Quer o caso do “grupelho provocatório”, quer o caso do browderismo no PCP (polémica com Piteira Santos), permanecem em grande parte incompreensíveis sem um esforço suplementar de consulta. Existe o texto, mas não o contexto.

Apesar de tudo isto, e tendo em conta o mundo de betão que é a história “oficial” do PCP, esta edição e o seu organizador, abriram um caminho positivo que espero que continue a ser trilhado pelas Edições Avante!.

Advertisements

Um pensamento sobre “

  1. Um excelente espaço de informação e comunicação de uma ideologia política. Está muito completo e recheado de interesse!
    Parabéns

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s