Está disponível o inventário do espólio de Manuel Sertório oferecido pela família ao Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra. Manuel Sertório  foi um dos fundadores da revista Estudos sobre o Comunismo.

Na nota introdutória refere-se que: 

"A documentação foi oferecida por Elsa Sertório, filha de Manuel Sertório e deu entrada no Centro de Documentação 25 de Abril em 29 de Outubro de 1997. Evidenciava um cuidadoso trabalho de sistematização efectuado antes da doação. O estado de conservação dos documentos à chegada, considera-se bom.No respeito pelos critérios de arrumação originais procedeu-se à substituição completa das ferragens dos "dossiers", como medida de precaução contra o perigo de oxidação que, aliás, alguns deles já indiciavam, bem como ao restauro dos documentos mais deteriorados.A documentação entregue abarca, predominantemente, as décadas de 50 a 80 do século XX.

A parte mais representativa do espólio reflecte as actividades de Manuel Sertório enquanto activista da Oposição Política, primeiramente no exílio do Brasil e, depois, como militante da FPLN na Argélia. Na mesma data da doação foi entregue pelos doadores, no Centro de Documentação 25 de Abril, uma lista de documentação disponível na residência da viúva de Manuel Sertório, em Lisboa, e que diz respeito a manuscritos e recortes de imprensa de publicações de, ou sobre Manuel Sertório."

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s