ACTUALIZADO

//www.classicosdaradio.com/FOTOS3/humbertoDelgado.jpg” cannot be displayed, because it contains errors. //www.vidaslusofonas.pt/salaz12.gif” cannot be displayed, because it contains errors.

Materiais e informações sobre as comemorações do centenário de Humberto Delgado:


Rui Ramos, "O general e o medo", Público, 14/5/2006

Declarações de Iva Delgado:

Iva Delgado todos os dias fala no pai, mas nunca se tinha apercebido até ser confrontada por um dos filhos. Alexandre leu as memórias do avó e disse-lhe. “São tal e qual como ele era”, opinião que a surpreendeu, pois Alexandre nunca conheceu o avó. “Mas a mãe fala dele todos os dias.” Iva Delgado refere o pai a respeito de quase tudo – “O teu avó gostava disto…”; “O teu avó gostava daquilo…” –, de tal forma que assume ao CM: “Trago-o para a vida interna da família” que ele nunca conheceu.

Exilado no Brasil, Humberto Delgado nunca conheceu os netos, filhos de Iva: Alexandre, compositor, Frederico, historiador, e Humberto, secretário de Estado do Ambiente. Mas são os netos que vão prosseguir a luta de Iva em perpetuar a memória do pai. Sobretudo Frederico, que é o autor de um livro sobre o avó aviador e foi o argumentaste do filme ‘Meu Pai Humberto Delgado’. Iva diz que não foi intencional. Que se limitou a falar com as pessoas que lhe são queridas sobre o pai, sempre “com afecto”. Iva Delgado preside à Fundação Humberto Delgado. “Escolhi fazer o que gosto e o que me interessa.” Estudiosa da guerra civil espanhola e das repercussões desta na sociedade portuguesa, decidiu dedicar-se ao pai quando se apercebeu do interesse que ele despertava nas pessoas. “Tive a sorte de assistir a certos acontecimentos históricos que me marcaram para toda a vida… E quando vi tanta gente interessada por estes assuntos e a quererem aprofundá-los…

(Correio da Manhã, 15/5/2006)

Fernando Madaíl, "Um general sem medo? Obviamente, mataram-no!", Diário de Notícias, 15/5/2006

"Revelada faceta menos conhecida de Delgado", Jornal de Notícias, 15/5/2006

 

[Sobre a sua carreira na aviação.]

INICIATIVAS QUE ASSINALAM HOJE O CENTENÁRIO:

AEROPORTO

As comemorações do centenário do nascimento de Humberto Delgado realizam-se hoje, pelas 17h00, no Aeroporto de Lisboa, na zona das chegadas.

LIVRO

Na cerimónia é lançado ‘Humberto Delgado e a Aviação Civil’, de Frederico Rosa (neto do general), das Publicações Chaves Ferreira/ANA – Aeroportos de Portugal.

SELOS

Um selo em memória de Humberto Delgado será obliterado hoje pelos CTT, que vão lançá-lo no mercado na série ‘Vultos da História e da Cultura’.

EXPOSIÇÃO

‘Humberto Delgado e a Liberdade dos Céus’ é o tema da exposição, a inaugurar hoje, preparada pelos alunos de Design da Faculdade de Belas-Artes da UL.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s