ecosmexico.jpg

“Na próxima sexta-feira, dia 11 de Novembro, pelas 19 horas, será lançado o novo livro de Fernando Vieira de Sá, Ecos do México – Da História e da Memória, terceiro volume das suas memórias editadas pela Moinho de Papel – Livros e Multimédia, Lda. A sessão decorrerá na Associação 25 de Abril, Rua da Misericórdia, 95, em Lisboa. A obra será apresentada pelo seu prefaciador, o jornalista Miguel Urbano Rodrigues.

Em Anexo, poderão encontrar notas sobre o autor ( médico veterinário que completou recentemente 91 anos de idade), antigo colaborador de Bento de Jesus Caraça na famosa «Biblioteca Cosmos» e consultor técnico durante muitos anos na FAO, tendo vivido e trabalhado em diversos países, nomeadamente no México, entre 1957 e 1962.

Ecos do México – Da História e da Memória, inclui dois importantes Anexos: Cartas de F. Vieira de Sá a Cuauhtémoc Cárdenas, filho do antigo Presidente do México, Lázaro Cárdenas, e «Operação Dulcineia» – O Assalto ao Santa Maria. Catorze Dias que Abalaram Salazar e Surpreenderam o Mundo.

Luís Guerra

FERNANDO VIEIRA DE SÁ nasceu em Lisboa em 1914. Médico veterinário, licenciou-se na Escola Superior de Medicina Veterinária e tirou o curso de Medicina Sanitária do Instituto Superior de Higiene Dr. Ricardo Jorge. Foi bolseiro do Instituto para a Alta Cultura no National Institute for Research in Dairyng e na Universidade de Reading, em Inglaterra.

Fez parte dos quadros técnicos da Direcção-Geral dos Serviços Pecuários e da Junta Nacional de Produtos Pecuários. Exerceu funções de consultor técnico na FAO, Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, tendo assessorado programas de desenvolvimento e produção em vários países. Dirigiu a secção de Indústrias Lácteas do Instituto Nacional de Investigação Industrial e, como investigador-coordenador, assumiu a direcção do Departamento de Tecnologia de Indústrias Alimentares do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial. Foi secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias, director da Revista de Ciências Veterinárias e colaborador assíduo de revistas e jornais. Participou activamente em diversos simpósios e congressos, nacionais e internacionais, de Biotecnologia, Leitaria e Produção Animal.

Publicou, entre outras obras, O Leite na Alimentação Humana, Cosmos, 1945; Os Derivados do Leite na Alimentação e na Indústria, Cosmos, 1945; Lechería Tropical, Unión Tipográfica Editorial Hispano-Americana, México, 1965 / La Habana (edição revolucionária), 1967; As Vacas Leiteiras Clássica Editora, 7ª ed., 1988; O Leite e os seus Produtos, Clássica Editora, 5ª ed., 1988; A Cabra, Clássica Editora, 2ª ed., 1990; O Leite em Lisboa. História do Seu Abastecimento, Clássica Editora, 1991;O Reino da Estupidez nos Caminhos da Fome. Memória de Tempos Difíceis, Cosmos, 1996;Cartas na Mesa — Recordando Bento de Jesus Caraça e a «Biblioteca Cosmos», Moinho de Papel, 2004. Viagem ao correr da pena Edição: Moinho de Papel, 2004

Anúncios

Um pensamento sobre “

  1. Prezado Pacheco Pereira,
    Fico na dúvida se V. estará presente na sessão aqui anunciada. Como especialista destes estudos e do período histórico que lhes corresponde, bem se justificaria a sua presença.
    Parabéns, pelo artigo de hoje, no Público. Assim como critiquei o publicado no passado dia 28 de Outubro, na revista Sábado, sobre a inevitabilidade do fim do Estado Social Europeu, também agora sou capaz de elogiar o bem fundado destoutro sobre a chamada revolta social dos jovens «franceses». É pena que, para este tema, Saramago não encontre inspiração acertada, porque, também para ele, existe uma enorme e, talvez trágica, cegueira. Continue a União Europeia conformada com o seu declínio demográfico, importando mão-de-obra sem controlo, e veremos, verão os que viverem, que fim tudo isto há-de levar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s