TORTURAS DA PIDE

Num artigo de hoje do Público São José Almeida escreve o seguinte sobre as torturas utilizadas pela PIDE:

“Os métodos [de tortura] usados passavam, por exemplo, por queimar os presos com cigarros. Era também usual interrogar os presos despidos, sobretudo quando se tratava de mulheres.”

Nenhuma destas coisas é verdade, a não ser excepcionalmente. A PIDE torturava e torturava por sistema, não é isso que está em causa. Mas não utilizava queimaduras que deixavam marcas e muito menos despia as mulheres “usualmente”. Há um ou outro relato , muito raro, de queimaduras de cigarro, e ,a não ser num caso de mulheres presas do Couço em que humilhações directas de carácter sexual foram utilizadas, desconhecem-se testemunhos nesse sentido. A PIDE insultava as “companheiras” de tudo quanto havia, mas não as despia.

Afirmar isto é não compreender de todo os quadros de mentalidade que presidiam ao regime A lei não chegava à PIDE, como os PIDEs se gabavam, mas chegava a mentalidade e a “moral” sexual (ou a falta dela). É completamente inverosímil o que se diz no artigo.

Anúncios

4 pensamentos sobre “TORTURAS DA PIDE

  1. onde estão os pides do barreiro

  2. onde estão os pides do barreiro

  3. Está certo, que por um lado os prisioneiros eram torturados. Eu não sou dessa altura, pois tenho apenas 14 anos, mas sei perfeitamente o que se passou no tempo de Salazar. O que não consigo perceber é como é que o governo naquela altura era assim tão fascista… Mas continuando… por outro lado, os prisioneiros talvez tivessem qualquer coisa contra o regulamento, e o merecessem.. Eu tive um bisavô, que foi preso por ser comunista…, mas libertaram-no pouco tempo depois, provavelmente não o torturaram muito. Esta é a minha opinião, se não estiver de acordo, por favor diga-me.

  4. antonietapaulo

    olha Ana Rita,parabéns por com a tua idade dares valor a este assunto. sabes o meu pai foi perseguido pela pide ,eram tempos que não consegues imaginar,foram 48 anos de tortura dor e horror para tantos jovens,que não podiam falar,senão eram presos ,torturados, mortos.
    não esqueças que o 25 de abril foi feito para ti
    para que tenhas uma vida livre ,alegre e possas sorrir.para ti ,tudo de bom.Epensa nisto que te disse,se puderes faz pesquisa,lê.

Os comentários estão fechados.