A propósito dos cinquenta anos de vida literária de Urbano Tavares Rodrigues realizam-se uma série de iniciativas e homenagens por todo o país. Em Fevereiro, houve uma exposição bio-bibliográfica sobre o escritor em Évora, organizada pela Câmara Municipal de Évora . Nessa exposição estiveram expostas “mais de uma centena de fotografias do espólio pessoal de Urbano Tavares Rodrigues que ilustram várias fases e facetas da sua vida. As fotos apresentam o escritor entre a família, amigos e figuras públicas. Do acervo em exposição constam também livros do autor, algumas edições especiais, inclusivamente traduções em línguas estrangeiras, diversos ensaios e alguns manuscritos.” ( PNN – agencianoticias.com )

Durante a primeira semana de Julho é feita uma homenagem a Urbano na Cooperativa Árvore, no Porto. O programa, segundo o Jornal de Notícias de 1/7/2003, inclui:

“Hoje, José Manuel Mendes lerá e comentará paginas do escritor, que estará presente para trocar impressões. O Coro Madrigália interpretará canções escolhidas pelo homenageado.
Amanhã, a obra de Urbano tavares Rodrigues, como professor, será abordada por Batista-Bastos, Helena Buescu e Luís Adriano Carlos.
Depois de amanhã, Isabel Pires de Lima e Maria João Reynaud falam sobre a ficção de Urbano.
Finalmente, na sexta-feira, um debate encerra a homenagem. Presentes Mário Soares, Freitas do Amaral, Miguel Veiga, José Barata Moura e Urbano Tavares Rodrigues. O tema é “O intelectual empenhado no limiar do limiar do século XXI”.

Advertisements

Um pensamento sobre “

  1. Camaradas!
    Chamo-me Liza, sou marxista de San Petersburgo, Russia. Encontrei suo sitio web perquisando as obras de Urbano Tavares Rodrigues, que gostaria de ler muito e que nao podo encontrar em meu pais. Sobre tudo gostaria de ler “Nunca Diremos Quem Sois”, “O Supremo Interdito”, “A Hora da Incerteza”, “Deriva”, “Violeta e a Noite”. Si e possivel, me podem mandar alguma destas obras en formato electronico? Tambem gostaria de saber mais sobre suas ideas…
    Saludos
    Liza

Os comentários estão fechados.