A RTP passou no seu noticiário de 28 de Junho de 2003 uma reportagem sobre a Interdom (Internacionalny Dom , Casa Internacional) escola fundada em 1933 em Ivanovo , a cerca de 400 quilómetros de Moscovo, para acolher os filhos dos militantes comunistas que, ou ficaram órfãos ou tiveram que abandonar os pais envolvidos na vida clandestina ou que estavam presos.
Nessa reportagem refere-se que 12 crianças portuguesas estiveram na escola, entre os quais os filhos de Jaime Serra, José e Maria (que foi professora da escola) , Joaquim Carvalho, e Luís Carlos Machado Lagarto (“Carlos Oliveira”) . No Museu da escola encontra-se uma carta de Álvaro Cunhal que visitou Ivanovo, de Fevereiro de 1974, agradecendo o papel da instituição no apoio aos comunistas portugueses na clandestinidade.

Um filme intitulado “Os filhos de Ivanovo” de autoria de José Serra , um antigo aluno que aí esteve dos sete aos treze anos , produzido pela produtora Duvideo , está a ser realizado por Ivan Dias. O filme já está vendido à televisão pública da Finlândia (Yle Teema) e poderá vir também a ser exibido em Portugal. Nesse filme colabora o violinista Manuel Rocha, da Brigada Vítor Jara, que também estudou música na antiga URSS.

Anúncios

Um pensamento sobre “

  1. O documentário está agora em fase de edição! Estará pronto em Maio e será exibido também nessa altura na RTP e no Canal Finlandês YLE Tema!

Os comentários estão fechados.